IMPACTOS DOS MÉTODOS DE INTERPOLAÇÃO DE TAXA DE JUROS NO VALUE-AT-RISK CONSIDERANDO A ABORDAGEM RISKMETRICS

Raphael Franco Chaves

Resumo


Impactos dos métodos de interpolação de taxa de juros no Value-at-Risk considerando a abordagem Riskmetrics

OBJETIVO
Este artigo tem por objetivo avaliar se os diferentes modelos adotados pelo mercado financeiro brasileiro para interpolar a curva de juros produzem impactos significativos no Value-at-Risk considerando a abordagem Riskmetrics, uma metodologia aplamente utilizada para medir o risco de mercado.

RESULTADOS E CONCLUSÕES
Como resultado, foi possível constatar que as diferentes metodologias para interpolar a estrutura a termo da taxa de juros utilizadas no mercado financeiro brasileiro não produziram impactos significativos no modelo de VaR analisado.

IMPLICAÇÕES PRÁTICAS
Foram desenvolvidos códigos em Microsoft Excel que podem ser utilizados para interpolar a curva de juros.

PALAVRAS-CHAVE
Valor em Risco, Riskmetrics, Interpolação, Ewma, Backtesting.

Impacts of interest rate interpolation methods on Value-at-Risk considering the RiskMetrics approach

OBJECTIVE
This article aims to evaluate whether the different models adopted by the Brazilian financial market to interpolate the yield curve produce significant impacts on Value-at-Risk considering the RiskMetrics approach, a widely used methodology for measuring market risk.

RESULTS AND CONCLUSIONS
As a result, it was possible to confirm which the different interest rate interpolation methods used by the brazilian financial market not produced significant impacts on analized Value-at-Risk model.

PRACTICAL IMPLICATIONS
It were developed codes in Microsoft Excel which can be used to interpolate the yield curve.

KEYWORDS
Value-at-Risk, Riskmetrics, Interpolation, Ewma, Backtesting.

Referências


ALEXANDER, Carol. Value-At-Risk Models. England: Wiley, 2008.

ALMEIDA, C., R. GOMES, A. LEITE E J. VICENTE (2007a). Movimentos da Estrutura a Termo e Critérios de Minimização do Erro de Previsão em um Modelo Paramétrico Exponencial. Working paper Banco Central do Brasil, 146.

BRASIL. Circular 3.634, de 04 de março de 2013. Estabelece os procedimentos para o cálculo da parcela dos ativos ponderados pelo risco (RWA) referente às exposições sujeitas à variação de taxas de juros prefixadas denominadas em real cujo requerimento de capital é calculado mediante abordagem padronizada (RWAJUR1), de que trata a Resolução nº 4.193, de 1º de março de 2013. Banco Central do Brasil. Brasília, DF, 04 de mar. 2013.

BRASIL. Circular 3.635, de 04 de março de 2013. Estabelece os procedimentos para o cálculo da parcela dos ativos ponderados pelo risco (RWA) referente às exposições sujeitas à variação da taxa dos cupons de moedas estrangeiras cujo requerimento de capital é calculado mediante abordagem padronizada (RWAJUR2), de que trata a Resolução nº 4.193, de 1º de março 2013. Banco Central do Brasil. Brasília, DF, 04 de mar. 2013.

BRASIL. Circular 3.636, de 04 de março de 2013. Estabelece os procedimentos para o cálculo da parcela dos ativos ponderados pelo risco (RWA) referente às exposições sujeitas à variação da taxa dos cupons de índices de preços cujo requerimento de capital é calculado mediante abordagem padronizada (RWAjur3), de que trata a Resolução nº 4.193, de 1º de março 2013. Banco Central do Brasil. Brasília, DF, 04 de mar. 2013.

BRASIL. Circular 3.637, de 04 de março de 2013. Estabelece os procedimentos para o cálculo da parcela dos ativos ponderados pelo risco (RWA) referente às exposições sujeitas à variação da taxa dos cupons de taxa de juros cujo requerimento de capital é calculado mediante abordagem padronizada (RWAjur4), de que trata a Resolução nº 4.193, de 1º de março de 2013. Banco Central do Brasil. Brasília, DF, 04 de mar. 2013.

CALDEIRA, João Frois Caldeira. Estimação da estrutura a termo da curva de juros no brasil através de modelos paramétricos e não paramétricos. 2011. Revista de Análise Econômica, Porto Alegre, ano 29, n. 55, p. 95-122, mar. 2011. – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

JORION, Philippe. Value at risk: a nova fonte de referência para gestão do risco financeiro. São Paulo: BM&F BOVESPA: Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros, 2010.

J.P.MORGAN. RiskmetricsTM¬¬ – technical document. New York, 4.ed. Banco J.P. Morgan, Dec. 17 1996.

KIMURA, Herbert. Como entender e calcular o risco pelo var: uma contribuição para a gestão no Brasil. Ribeirão Preto, SP: Inside Books, 2008

KUPIEC, Paul. Techniques for verifying the accuracy of risk measurement models. Journal of Derivatives, v.2, p.73-84, Dec. 1995

MONTEIRO, André; SALLES, Felipe. Interpolação da Curva de Juros Brasileira: Métodos e Medidas de Desempenho. Resenha BM&F no 147, p. 1-15, 2001.

MORAES, José Rabello de; ARAÚJO, Carlos Roberto Fernandes de. Mercado Financeiro Administração de Títulos: uma visão do risco. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2009.

RESTI, Andrea; SIRONI, Andrea. Gestão de risco na atividade bancária e geração de valor para o acionista: de modelos de medição de risco a políticas de alocação de capital. Rio de Janeiro: Qualitymark; São Paulo: Serasa, 2010.

SECURATO, José Roberto. Cálculo Financeiro das Tesourarias. São Paulo: Saint Paul, 2008.

VARGA, Gyorgy. Estrutura a Termo Baseada em Títulos com Pagamentos Intermediários. Resenha BM&F, 168, 2006.

VARGA, Gyorgy. Teste de Modelos Estatísticos para a Estrutura a Termo no Brasil. Disponível em: http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnANPAD/enanpad_2005/FIC/2005_FICC2159.pdf


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

_______________

Revista de Finanças Aplicadas

ISSN: 2176-8854

Contador Estatístico

Indexadores e diretórios

DOI Logotipo Gale Cengage Learning DOAJ

Adicionais
Gale Cengage Learning
Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
Livre - Revistas de Livre Acesso
Sumários - Sumários de Revistas Brasileiras
PKP - Public Knowledge Project