Internacionalização de Empresas Brasileiras por Meio de Aquisições e Geração de Valor para o Adquirente
Resumo
Objetivo
Este estudo busca analisar a internacionalização de empresas brasileiras por meio de aquisições, bem como medir os retornos gerados por tais transações.
Metodologia
Realiza-se tanto uma análise descritiva como um estudo de eventos com janelas de curto e longo prazo, cuja data central é o anúncio das aquisições. Utiliza-se amostra composta por todas as aquisições internacionais realizadas por empresas listadas brasileiras entre 2003 e 2012.
Resultados e Conclusões
As principais conclusões são que (i) as citadas aquisições têm volume relativamente baixo comparado com o volume total de transações realizadas por empresas brasileiras e se concentram em países com similaridades culturais e geográficas; (ii) os retornos anormais de curto prazo são negativos e (iii) tais retornos anormais se dissipam no médio e longo prazos.
Implicações Práticas
Os resultados indicam que as empresas brasileiras que fazem aquisições no exterior têm preferência pelas culturalmente próximas, que provavelmente apresentarão menores riscos de integração e maior probabilidade de efetivação de sinergias. A dissipação, no longo prazo, dos retornos negativos de curto prazo sugere a existência de viés pessimista na precificação inicial das aquisições internacionais por parte dos investidores.
Palavras-chave
Internacionalização, Fusões e Aquisições, Estudo de Evento
INTERNATIONALIZATION OF BRAZILIAN COMPANIES THROUGH ACQUISITIONS AND VALUE CREATION FOR ACQUIRER
Objective
This study seeks to analyze the internationalization of Brazilian companies by means of acquisitions and to measure the returns generated by such transactions.
Methodology
We develop both a descriptive analysis and an event study with short and long term windows. The central date is the announcement of the acquisition. The sample consists of all international acquisitions by listed Brazilian companies be-tween 2003 and 2012.
Results and Conclusions
The main conclusions are (i) the cross-border acquisitions have relatively low volume compared to the total volume of transactions announced by Brazilian companies and focuses on countries with cultural and geographical similarities; (ii) short-term abnormal returns are negative and (iii) such abnormal returns dissipate on the medium and long terms.
Practical Implications
The results indicate that the Brazilian companies which execute cross-border acquisitions prefer businesses with cultural and geographical similarities, since they probably have a lower risk of integration and a greater likelihood of synergies. The dissipation in the long term of short-term negative returns suggests the existence of pessimistic bias in the initial pricing of international acquisitions by investors.
Keywords
Internationalization, Mergers and Acquisitions, Event Study.
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ISSN: 2176-8854
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